//Tribunal de Contas Europeu: UE não faz o suficiente para atrair investimentos ‘verdes’

Tribunal de Contas Europeu: UE não faz o suficiente para atrair investimentos ‘verdes’

O Tribunal de Contas Europeu (TCE) considera que a União Europeia (UE) “não está a fazer o suficiente” para alocar fundos comunitários às atividades sustentáveis, para atrair investimentos ‘verdes’, defendendo medidas adicionais para alcançar as suas metas climáticas.

“A transição para uma economia com neutralidade carbónica exigirá investimentos privados e públicos significativos, mas a UE não está a fazer o suficiente para canalizar fundos para atividades sustentáveis”, considera o TCE, num relatório hoje publicado.

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, a estrutura vinca ser necessária “uma maior coerência nas ações da União”.

“A Comissão Europeia tem-se concentrado, a justo título, em aumentar a transparência no mercado”, não apostando, porém, em “medidas de acompanhamento para dar resposta aos custos ambientais e sociais das atividades económicas insustentáveis”, critica o TCE.

Segundo o relatório, a Comissão tem, então, de aplicar “critérios coerentes” para determinar a sustentabilidade dos investimentos apoiados através do orçamento da UE e “orientar melhor” os esforços para investimento sustentável.

Para a membro do TCE responsável pelo relatório, Eva Lindström, “as ações da UE em matéria de financiamento sustentável só serão plenamente eficazes se forem tomadas medidas adicionais para refletir os custos ambientais e sociais das atividades insustentáveis”.