O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai impor a partir desta segunda-feira tarifas de 25% em todas as importações de aço e alumínio.
O anúncio foi feito em declarações aos jornalistas a bordo do avião presidencial, o Air Force One, quando se preparava para sair da sua residência, em Mar-a-Lago, na Flórida, para assistir à final do Super Bowl de futebol americano, em Nova Orleães.
“Qualquer aço a caminho dos Estados Unidos vai ter uma tarifa de 25%”, anunciou.
Além das prometidas tarifas, Trump disse ainda que no final da semana irá revelar mais tarifas a países que impuseram taxas a exportações dos Estados Unidos. Na semana passada, o presidente norte-americano ameaçou o México e o Canadá com tarifas de 25% nas importações, apenas para voltar atrás e as suspender durante 30 dias.
A China sofreu tarifas de 10% sobre as importações, que levaram Pequim a retaliar com taxas aduaneiras que entram em vigor esta segunda-feira.
Para contexto, em 2023, os Estados Unidos importaram cerca de 50,5 mil milhões de dólares em aço e 27,4 mil milhões de dólares em alumínio, exportando 22,8 mil milhões de dólares em aço e 14,3 mil milhões de dólares em alumínio.
Em 2024, até novembro, cerca de 8% das exportações portuguesas em produtos metálicos, incluindo de alumínio e aço, eram para os Estados Unidos.
Durante o primeiro debate televisivo para as eleições legislativas na Alemanha, o chanceler alemão, Olaf Scholz, disse que Bruxelas poderá reagir “dentro de uma hora” a tarifas dos Estados Unidos contra a União Europeia.
“Estamos prontos. Sim, é a resposta com a maior cautela diplomática e podemos atuar dentro de uma hora como União Europeia”, sublinhou no frente a frente com o seu rival conservador, Friedrich Merz, nas emissoras públicas ZDF e ARD.
Deixe um comentário