//UE analisa hoje à tarde sanções contra a Rússia

UE analisa hoje à tarde sanções contra a Rússia

“Tenho a certeza de que a decisão vai ser tomada por unanimidade”, disse Josep Borrell aos jornalistas antes da reunião organizada pela Presidência francesa sobre as relações da União Europeia e os países da região Indo-Pacífico que decorre hoje em Paris.

Aproveitando a presença em Paris de quase todos os ministros dos Negócios Estrangeiros do bloco europeu, Josep Borrell disse que convocou para hoje à tarde um Conselho informal “que vai tomar as decisões políticas sobre a resposta europeia” que “evidentemente vão ser sob a forma de sanções”.

“Os ministros vão discutir a minha proposta”, disse Josep Borrell acrescentando que as “sanções são uma competência do Conselho” da União Europeia.

“Já estamos a trabalhar na preparação dos textos e, esta tarde o Conselho vai decidir as sanções”, afirmou Borrell apesar de ter salvaguardado que “tal não significa que hoje se venham a tomar todas as decisões”.

“Vamos tomar as decisões de urgência, a resposta imediata”, declarou não especificando que tipo de sanções podem vir a ser aplicadas.

A reunião sobre a nova anexação dos territórios ucranianos pela Rússia vai decorrer após o encontro ministerial com os países da região Indo-Pacífico.