//UE, EUA e Reino Unido acordam excluir alguns bancos russos do sistema Swift

UE, EUA e Reino Unido acordam excluir alguns bancos russos do sistema Swift

A União Europeia, os Estados Unidos da América e o Reino Unido acordaram no sábado bloquear o sistema internacional de comunicações bancárias Swift a alguns bancos russos, como retaliação à invasão da Ucrânia.

A medida foi anunciada em Bruxelas conjuntamente como parte de um novo pacote de sanções financeiras destinadas a “responsabilizar a Rússia e a garantir coletivamente que esta guerra seja um fracasso estratégico para [o Presidente russo] Putin”.

O sistema financeiro Swift (Society for Worldwide Interbank Financial Communications) movimenta diariamente incontáveis biliões de dólares em mais de 11.000 bancos e outras instituições financeiras em todo o mundo.

Ao anunciar as medidas em Bruxelas, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que vai pressionar os Estados-membros também a “paralisar os ativos do Banco Central da Rússia” para que as suas transações sejam congeladas.

Cortar vários bancos comerciais do Swift “garantirá que esses bancos sejam desconectados do sistema financeiro internacional e prejudicará a sua capacidade de operar globalmente”, acrescentou.

“Cortar os bancos impedi-los-á de realizarem a maioria das suas transações financeiras em todo o mundo e bloqueará efetivamente as exportações e importações russas”, acrescentou Von der Leyen.