Solução para empresas deverá ser conhecida nos próximos dias no âmbito do plano de recuperação mais abrangente que será anunciado pela Comissão Europeia.
A União Europeia está a finalizar um plano para proteger empresas consideradas estratégicas para a União, e que estão em dificuldades por causa da pandemia de covid-19. Segundo avançaram fontes da UE à agência Reuters, uma das soluções preferidas é a criação de um mecanismo de apoio à solvência financiado pelos Estados-membros, que permita o investimento direto em empresas consideradas de importância “sistémica”.
Outra possibilidade em cima da mesa é a emissão de obrigações convertíveis a adquirir pelo Banco Europeu de Investimento que poderiam, mais tarde, vir a transformar-se em ações.
Esta ajuda reúne o consenso de todo os Estados-membros, avançam as fontes da Reuters, embora o mesmo não se possa dizer em relação ao modelo para o concretizar.
Itália e França querem que se dê prioridade a empresas sedeadas nos países mais fortemente atingidos pela pandemia e com menores recursos financeiros disponíveis. Mas a Alemanha, que será um dos principais financiadores, também quer beneficiar.
As negociações em torno do mecanismo para proteger as empresas ainda estão em curso e nada está fechado. A solução para empresas deverá ser conhecida nos próximos dias no âmbito do plano de recuperação mais abrangente que será anunciado pela Comissão Europeia.
Contactada pela Reuters, a Comissão Europeia não quis comentar a matéria.
Deixe um comentário