Ainda em março, o Banco de Portugal anunciou que o limite possível de pagamentos com cartões contactless sem a necessidade de introduzir PIN passaria a ser de 50 euros, como uma das medidas para a covid-19. A Visa lançou uma campanha para mostrar como é que clientes podem ter acesso a este novo limite.
Os cartões contactless (sem contacto) permitem fazer pagamentos sem necessidade de introduzir um PIN ou cartão no terminal – basta encostar para fazer um pagamento. Em março, o Banco de Portugal decidiu aumentar os limites diários de pagamentos possível de fazer com este tipo de cartões sem a necessidade de introduzir um PIN – o novo limite passou a ser 50 euros, para evitar o contacto entre clientes e terminais. O limite anterior estava estabelecido para transações até 20 euros.
Paula Antunes da Costa, country manager da Visa, explica que, para pôr isto em prática, a empresa precisou de gerir um “impacto técnico”. “Estas alterações podem demorar meses e foi um esforço coletivo, uma atualização progressiva”. A responsável da Visa explica que é necessário informar um grande número de atores envolvidos: “informar os comerciantes das alterações e garantir que o novo limite fica ativo, a SIBS teve também de fazer alterações aos terminais”. “Temos de garantir que alterações são feitas com tempo e que não são feitas de um dia para o outro”.
Para chamar a atenção dos consumidores de que há um novo limite para este tipo de pagamentos, sem a necessidade de introduzir o código pessoal, a Visa lançou uma nova campanha. A ideia é que o consumidor possa perceber como fazer esta alteração ao cartão contactless, que pode ser usada tanto nos cartões de débito como de crédito.
“Na primeira transação, os clientes deverão fazer uma transação com contacto, introduzindo o cartão no terminal”, explica Paula Antunes da Costa. “Os clientes deverão escolher a opção Visa no terminal” – habitualmente é disponibilizada a opção ‘Visa’ ou ‘Multibanco’ no ecrã. “É importante confirmar que, quando escolhem no terminal estão a escolher a opção Visa. Há uma descarga da atualização” e o limite de pagamento contactless é aumentado a partir daqui.
Esta atualização tem vindo a ser progressiva, garante a responsável da Visa para Portugal, indicando que “é natural que alguns consumidores já consigam utilizar [os cartões] com o novo limite”. Paula Antunes da Costa destaca que os emissores dos cartões também estão a fazer um trabalho de informação aos clientes.
O aumento do limite dos pagamentos contactless para 50 euros, sem a necessidade de introduzir um PIN, não é exclusiva para Portugal. “Há alterações a serem feitas no Reino Unido, Malta, Turquia, Chipre, Croácia, Bélgica”, enumera. “Alguns países já estavam com o limite dos 50 euros, mas tem vindo a ser feita uma transformação generalizada e que tem vindo a acompanhar a procura por parte dos mercados”, sublinha.
A responsável da Visa destaca que a adoção dos pagamentos contactless tem vindo a crescer em Portugal. Em 2019, 37% dos portugueses admitiram utilizar o cartão contactless para efetuar transações, o que revela um crescimento de adoção face a 2017 (29%). Paula Antunes da Costa refere que “anteriormente havia um conjunto de fatores que limitava o contactless” em Portugal, mas que tem vindo a ser feito um esforço para acelerar a adoção deste tipo de tecnologia para pagamentos. “Penso que o esforço tem vindo a ser feito e que a tecnologia tem vindo a ser adotada.”
Deixe um comentário