//Vista Alegre vende ações com valor nominal de 80 cêntimos no aumento de capital

Vista Alegre vende ações com valor nominal de 80 cêntimos no aumento de capital

A Vista Alegre já definiu os termos da dispersão em Bolsa de ações da companhia, na sequência do aumento de capital social de mais de 17 milhões de euros que a companhia vai realizar.

O conselho de administração aprovou o aumento de capital social no montante de 17.418.188,00 euros, passando o capital da sociedade a 121.927.316,80 euros, para 139.345.504,80 euros.

“A subscrição deste aumento de capital será efetuada no âmbito de uma oferta de subscrição de 21.772.735 novas ações ordinárias, escriturais e nominativas, representativas de 12,5% do capital social (após o aumento), com o valor nominal de 0,80 euros cada por novas entradas em dinheiro, com supressão de direito de preferência dos acionistas e sem possibilidade de subscrição incompleta”, informa a companhia em comunicado enviado ao mercado.

Esta subscrição de novas ações será combinada com lançamento de oferta de venda de 8.709.094 ações, representativas de 5% do capital da sociedade (após o aumento), “já emitidas e detidas pela Visabeira Indústria” (a oferente). Esta tem a “faculdade de, por sua exclusiva iniciativa, aumentar a oferta de venda institucional em até 13.063.641 ações, passando nesse caso a oferta de venda a englobar ações representativas de até 12,5% do capital social da Vista Alegre após aumento de capital”.

A oferta global passará por uma oferta pública de distribuição em Portugal, bem como uma oferta particular a certos investidores institucionais nos mercados nacional e internacional.

A oferta está sujeita a várias condições. Nomeadamente, “à existência de uma procura para a totalidade das ações objeto da Oferta Global, isto é, de pelo menos 30.481.829 ações (correspondente a 17,5% do capital social pós aumento), das quais pelo menos 11.337.279 ações deverão resultar de procura verificada no âmbito da oferta institucional, independentemente do exercício ou não pelo Oferente da faculdade de aumento do número de ações objeto da oferta institucional.”

“Se esta condição não se verificar a Oferta Global e o aumento de capital ficarão sem efeito”, frisa a empresa.

“A oferta global será lançada com base num intervalo de preços, mínimo e máximo entre 1,00 euro e 1,30 euros, dentro do qual se fixará o preço da Oferta Global, a ser determinado após o final do período da Oferta Global”, informa a dona da Bordallo Pinheiro.

A oferta global decorre em dois períodos, o primeiro de 29 de novembro a 5 de dezembro e o segundo de 6 a 12 de dezembro.

A Vista Alegre justifica esta operação com a vontade de “potenciar ao alargamento e a diversificação da estrutura acionista, ampliando a base de investidores junto do público em geral e investidores qualificados nos mercados nacional e internacional”, diz em nota de imprensa. A empresa espera ainda “uma otimização das fontes de financiamento para implementação do seu plano estratégico de crescimento da capacidade produtiva e expansão internacional.”

Ver fonte