A Renascença organiza esta terça-feira de manhã uma conferência dedicada às criptomoedas, submetida ao temoa “Vivemos num criptoparaíso?”. O que é este ativo financeiro e será que são uma alternativa real às moedas e bancos tradicionais? Porque é que Portugal é tão procurado para transações em criptomoedas? Estas e outras perguntas são lançadas pelo jornalista da Renascença Fábio Monteiro e pela jornalista Inês Rocha a um painel de convidados.
Os dois jornalistas são os autores do podcast da Renascença “No paraíso das Criptomoedas” e que tem agora uma versão em livro “Portugal, Paraíso das Criptomoedas”.
Na antecipação do lançamento do livro, a Renascença dedica uma manhã ao tema das criptomoedas e da economia digital.
No início de 2023, Portugal – até então conhecido como um paraíso para criptomoedas – passou a ter uma moldura fiscal para este tipo de ativos. Mas será suficiente? Quais os principais desafios da economia digital? Como lidam as start-ups com as flutuações? Há problemas de literacia financeira? Esta é uma oportunidade para refletir sobre os perigos e oportunidades deste universo.”
PROGRAMA DA CONFERÊNCIA “VIVEMOS NUM CRIPTOPARAÍSO?”
10:00 – Crypto in Translation
Como traduzir para o ouvinte e leitor comum o universo das criptomoedas? Quais as maiores dificuldades? Há́ problemas de literacia financeira em Portugal?
11:00 – In Web3 We Trust
As criptomoedas servem apenas para especulação? Que negócios estão a surgir? Como se lida com a má fama dos criptoativos?
12:00 – Money, Money, Money
As criptomoedas podem suplantar o euro ou o dólar? Como é que o Governo vê̂ estes ativos? Devem ser permitidos?
O livro
Depois do podcast, dia 11 de maio tem lugar o lançamento do livro “Portugal, Paraíso das Criptomoedas” (ed. Lua da Papel).
Os jornalistas Fábio Monteiro e Inês Rocha apresentam-nos um trabalho profundo sobre o que é e como funciona o dinheiro digital, nascido como alternativa às moedas tradicionais e aos bancos. Mostra as raízes do fenómeno em Portugal, o que pensam os políticos, as empresas que estão a ser fundadas, assim como os constrangimentos associados a este tipo de ativos.
O livro será apresentado dia 11 de maio, pelas 18h30, na FNAC do Chiado, em Lisboa.
Deixe um comentário