Partilhareste artigo
A bolsa nova-iorquina encerrou em alta naterça-feira, na primeira sessão de uma semana mais curta e num mercado marcado pela reta final de ano.
Relacionados
Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice alargado S&P500, o mais representativo do mercado bolsista, ganhou 0,42% e o tecnológico Nasdaq 0,54%, ao passo que o seletivo Dow Jones Industrial Average fechou com um ganho de 0,43%.
“A sessão de terça-feira fez parte do mercado otimista do Pai Natal”, o tradicional período de alta que geralmente ocorre durante as últimas cinco sessões do ano, salientou Patrick O’Hare, da Briefing.com.
O dinamismo dos investidores foi impulsionado pela perspetiva de cortes nas taxas de juro por parte do banco central norte-americano (Fed) em 2024, enquanto a inflação diminui nos Estados Unidos.
Os mercados estão convencidos de que a Fed começará a aligeirar a sua política monetária em março.
Subscrever newsletter
O analista Jan Szilagyi, CEO e cofundador da Toggle AI, sublinhou à estação CNBC que as ‘macrotendências’ registadas, como a queda da inflação, o avanço da economia e o fim do aumento das taxas de juro, justificam a recuperação.
Desde o início do ano, os três índices bolsistas apresentam crescimentos de dois dígitos, atingindo mesmo uma valorização de 40% para o Nasdaq. O S&P 500, o índice mais representativo do mercado, aproxima-se do seu máximo histórico desde janeiro de 2022, após dois meses de aumentos diários contínuos.
No mercado obrigacionista, as taxas de rentabilidade a dez anos mantiveram-se estáveis, em 3,89%.
Por setores, o ‘verde’ dominou, com os maiores aumentos na energia (0,88%) e no imobiliário (0,78%). Nenhum setor fechou no ‘vermelho’.
Entre as 30 do Dow Jones, destacaram-se as quedas da Apple (-0,28%) e do Walmart (-0,15%). Enquanto isso, os maiores aumentos foram para Intel (5,21%) e Caterpillar (1,81%).
Deixe um comentário