O Lidl chegou a acordo com a Sodexo permitindo que 200 mil portugueses possam usar o seu cartão refeição para fazer compras nas mais de 250 lojas da cadeia alemã. Desde o verão do ano passado, até o início de março, que os portadores de cartões Sodexo não podiam usar o cartão com o subsídio de refeição na cadeia alemã.
O ano passado a Sodexo começou a negociar com a sua rede de parceiros novas condições para a utilização do cartão refeição emitido pela companhia. “A aceitação do cartão de refeição por parte dos estabelecimentos está, assim, subordinada a uma relação contratual com as entidades emissores, sendo que os comerciantes são, naturalmente, livres de aceitar os títulos em causa”, diz Helga Carvalho, responsável pelo marketing digital da Sodexo. O acordo com o Lidl chegou a 1 de março depois de meses de um interregno de vários meses em que milhares de portadores do cartão não podiam usar o seu subsídio de refeição, transferido para o cartão, em compras na cadeia alemã.
Presente em cerca de 80 países, servindo diariamente 100 milhões de consumidores, a Sodexo entrou em Portugal em 2015. No mercado nacional “conta com cerca de 12 mil empresas clientes, as quais disponibilizam aos seus colaboradores o subsídio de refeição através do seu cartão refeição, traduzindo-se atualmente em cerca de 200 mil utilizadores do cartão Sodexo Refeição Pass”, adianta Helga Carvalho.
Desde 2012 que os cartões refeição são cada vez mais uma opção para as empresas e trabalhadores, já que permite obter benefícios fiscais em sede de TSU (Taxa Social Única) e de IRS. “Atualmente, mais de 1 milhão de portugueses, já usufruem de subsídio de refeição pago pela sua entidade patronal em cartão de refeição ou título de refeição”, refere Helga Carvalho.
Além do Lidl, havia lojas do Intermarché que no verão do ano passado estavam fora da rede Sodexo. Situação que a empresa diz estar solucionada. “Desde 2018 que a cadeia de supermercados Intermarché faz parte da rede de parceiros Sodexo, aumentando a oferta de estabelecimentos do retalho alimentar, onde a Sodexo Refeição Passa pode ser utilizado”.
Auchan (dona do Jumbo e do Pão de Açúcar), Continente, E-Leclerc e Pingo Doce são algumas das cadeias de super e hipermercados onde o cartão refeição pode ser usado.
O Lidl que se junta agora à rede de parceiros não revela o peso que este acordo com a Sodexo poderá vir a ter nas vendas da cadeia, nem qual o peso dos cartões de refeição nas vendas da empresa. “O pagamento com cartões é, cada vez mais, uma opção que os portugueses valorizam e, nesse sentido, o Lidl procura sempre oferecer o maior leque de possibilidades de escolha a todos os clientes”, diz fonte oficial da cadeia.
Além do cartão da Sodexo, a empresa permite pagamentos com Euroticket/Ederend, Ticket Restaurante e Chéque Déjeuner, bem como Multibanco, Visa, Visa Electron, V-Pay, Mastercard, Mastercard Eletronic e Maestro “que representam a maioria dos pagamentos processados em Portugal”. Em março, passou também a permitir pagamentos através da aplicação MB Way.
Deixe um comentário