//400 milhões depois, linhas de comboio estão em “estado razoável”

400 milhões depois, linhas de comboio estão em “estado razoável”

Nos últimos seis anos foram investidos cerca de 400 milhões de euros na conservação das linhas de comboio em Portugal. Desde 2016 que a Infraestruturas de Portugal (IP) tem procurado manter uma rede ferroviária envelhecida e que foi esquecida durante décadas. Apesar do esforço, a ferrovia nacional ainda está em estado razoável, segundo os dados da empresa facultados ao Dinheiro Vivo.

No ano passado, o indicador médio de desempenho foi de 5,02 pontos, numa escala de zero a oito. A rede ferroviária nacional está num estado de condição adequado para o médio prazo; isto é, a necessitar de investimento nos próximos cinco a nove anos.

Apesar de este ter sido o melhor registo de sempre, o desempenho poderia ser bem mais satisfatório caso a IP tivesse cumprido os prazos anunciados no programa Ferrovia 2020, apresentado em fevereiro de 2016 e que deveria ter ficado concluído em 2021.

Em detalhe, há 400 quilómetros da rede ferroviária nacional em estado de desempenho insatisfatório; 909 quilómetros requerem atenção; 1292 estão num estado razoável; 557 estão em bom estado.

O troço Covilhã-Guarda, na linha da Beira Baixa, é o percurso em melhor estado de conservação. Tem uma nota de 7,06 pontos porque foi reaberto em maio de 2021 em estado completamente novo. Com o Ferrovia 2020, houve modernização da superestrutura de via (composição do balastro, das travessas, das fixações e do carril).