//5G. Desconto das taxas de espectro permite poupanças de 670 milhões aos operadores

5G. Desconto das taxas de espectro permite poupanças de 670 milhões aos operadores

A redução de 80% das taxas de espectro no âmbito do leilão 5G vão permitir aos operadores poupanças de “670 milhões de euros durante o período de 20 anos das licenças”, anunciou João Cadete Matos, presidente da Anacom, durante a audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, sobre o regulamento do 5G, defendendo que o regulamento do leilão da quinta geração móvel é “amigo do investimento”. O leilão deverá estar concluído em janeiro.

Em finais de novembro, na mesma semana em que terminavam as candidaturas para o leilão, o Governo anunciou uma redução de 80% nas taxas de frequências nas faixas dos 700 MHz (atualmente ocupadas pela Televisão Digital Terrestre) e dos 3,6 GHz adquiridos no âmbito do procedimento de leilão.

Uma decisão que visava adequar “os valores das taxas ao elevado investimento que a implementação do 5G no País vai exigir”. “Com esta atualização, procura-se incentivar o desenvolvimento desta tecnologia, bem como estimular a rápida cobertura de locais de superior interesse público, como é o caso dos estabelecimentos de ensino”, justificou o Executivo em comunicado.

“É a concorrência que faz os operadores investir”, defende o presidente do regulador, durante a sua audição no Parlamento, a requerimento do CDS-PP. O elevado nível de litigância que o processo tem gerado “resume-se apenas a uma atitude não concorrencial”.

Regulador rejeita providência cautelar da NOS