//Abanca compra operação do Novo Banco em Espanha

Abanca compra operação do Novo Banco em Espanha

O Abanca fechou a compra do Novo Banco em Espanha reforçando o seu posicionamento no segmento da banca pessoal e empresas, elevando para 100 000 milhões de euros o seu volume de negócios. Esta operação segue-se à compra no ano passado do Bankoa. A transação está sujeita às autorizações regulatórias, com conclusão esperada no segundo semestre de 2021.

A compra do Novo Banco apresenta um “baixo risco de execução e mínimo consumo de capital”, garante o Abanca, que após a operação passará a ter um volume de ativos de 71.338 milhões de euros e a gerir 42.368 milhões de euros de crédito a clientes, 46.037 milhões de euros de depósitos e 11.789 milhões de euros de passivos fora do balanço. Contará com 6.312 colaboradores e 745 agências.

O que ganha o Abanca

Com um volume de negócio de 4.287 milhões de euros, o Novo Banco tem 10 agências em Espanha, situadas em centros urbanos, especializadas em banca pessoal, privada, de empresas e institucional, uma equipa de 172 colaboradores e uma rede com 102 agentes financeiros especializados.

“Esta operação reforça o posicionamento do Abanca em Espanha, especialmente em Madrid, e em segmentos que são estratégicos para o banco. O primeiro é o negócio da banca pessoal e privada, que cresceu nos últimos anos, tal como estava previsto no Plano Estratégico e com as aquisições da rede de retalho e private banking do Deutsche Bank em Portugal, do Banco Caixa Geral em Espanha e, mais recentemente, com a aquisição do Bankoa”, refere o banco.