A greve de comboios na IP – Infraestruturas de Portugal foi desconvocada. Governo, empresa e trabalhadores chegaram a um acordo conjunto, que trava a paralisação prevista para segunda, quarta e sexta-feira a nível nacional, segundo uma nota às redações enviada este domingo.
“A Infraestruturas de Portugal informa que, após várias reuniões que decorreram na Secretaria de Estado das Infraestruturas nos últimos dias, foi possível estabelecer um acordo conjunto entre a SEI, a IP e a APROFER – Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário. Ficou também estabelecido que a APROFER irá promover a desconvocação da greve que estava prevista para os próximos dias 27, 29 e 31 de agosto”, refere a IP em nota de imprensa.
A greve da associação APROFER tinha sido convocada como crítica à “prática reiterada de recurso à sabotagem das negociações, através de simulação de entendimentos e acordos escritos, que tardam a ser cumpridos e que resultam na degradação das relações laborais, no poder arbitrário de conduta no funcionamento dos postos de trabalho, na degradação da saúde dos trabalhadores e por fim na banalização de tratamento, num processo de trabalho, do qual dependem a segurança e a pontualidade” da ferrovia.
Apesar de a greve na IP ter sido desconvocada, os utentes da CP poderão enfrentar alguns problemas na circulação de comboios ao longo da próxima semana. O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) anunciou esta sexta-feira ter entregado um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário na CP entre 27 de agosto e 03 de setembro. Este sindicato justificou o pré-aviso de greve com o incumprimento pelo governo de um acordo de setembro de 2017.
(Notícia atualizada às 14h44 com mais informação)
Deixe um comentário