//Administradores financeiros portugueses estão mais otimistas sobre perspetivas das empresas

Administradores financeiros portugueses estão mais otimistas sobre perspetivas das empresas

Mais de metade (52%) dos administradores financeiros (CFO) portugueses estão “mais otimistas” sobre as perspetivas financeiras das suas empresas do que no outono, de acordo com o inquérito CFO Survey – Edição Primavera 2021 da Deloitte divulgado nesta segunda-feira.

A percentagem de CFO “menos otimistas diminuiu para apenas 13%”, sendo que anteriormente os administradores financeiros portugueses estavam “entre os mais pessimistas”.

Agora, os CFO portugueses estão “no top 10 dos países mais otimistas da Europa”, acrescenta o relatório, um estudo semestral que analisa as expectativas económicas, financeiras e estratégicas dos CFO europeus.

Esta edição do estudo da Deloitte contou com a participação de 1.559 CFO de 19 países europeus, dos quais 227 em Portugal.

“O estudo revela, também, que apenas 25% dos CFO consideram que as suas empresas já estão no nível ou acima do ponto em que se encontravam antes da crise pandémica ou no período pré-covid, o que compara com a média de 40% no resto da Europa”, lê-se no documento.

Metade dos inquiridos espera atingir níveis pré-crise “apenas após a segunda metade de 2022, em comparação com os 35% em média na Europa”.