//Aeroportos nacionais com mais passageiros. Lisboa lidera crescimento

Aeroportos nacionais com mais passageiros. Lisboa lidera crescimento

Pelo aeroporto de Lisboa passaram 23,8 milhões de passageiros nos primeiros nove meses deste ano, o que representa uma subida de 7% face ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira, 11 de outubro, pela Vinci, concessionária da ANA – Aeroportos. Olhando apenas para o terceiro trimestre – que abrange o período do verão – a infraestrutura aeroportuária que serve a região da capital e a principal porta de entrada no País registou uma subida de 7,7% no número de passageiros transportados, para um total de 9,1 milhões de pessoas.

“Com um crescimento de 7,7% neste período, o aeroporto de Lisboa beneficiou do recente acréscimo de destinos, incluindo uma ligação com Doha operada pela Qatar Airways. Pela primeira vez, o aeroporto da capital portuguesa serviu mais de 30 milhões de passageiros num período de 12 meses consecutivos”, refere a empresa.

Ainda assim, o aeroporto do Porto foi o que registou o maior crescimento de janeiro a setembro. Passaram por aquela infraestrutura mais de 10 milhões de passageiros, o que representa uma subida de mais de 10%. No terceiro trimestre, passaram pelo aeroporto do Porto 3,8 milhões de passageiros, o que representa um aumento de mais de 11%.

“No Porto, onde a VINCI Airports realizou investimentos significativos em Abril, o número de passageiros aumentou 11,3% devido, nomeadamente, à abertura de uma nova ligação Emirates para o Dubai”.

No Algarve, pelo aeroporto de Faro já passaram mais de 7,4 milhões de pessoas, um crescimento de 4,5% face aos primeiros nove meses do ano passado. No trimestre foram 3,4 milhões de passageiros, um aumento na casa dos 2%.

Quanto às regiões autónomas, os aeroportos da Madeira receberam mais de 2,6 milhões de passageiros (+1,3%) até Setembro. E 986 mil pessoas de junho a setembro.

Pelas infraestruturas aeroportuárias açorianas passaram 1,9 milhões de pessoas nos nove primeiros meses do ano, mais 6,7% face ao período homólogo do ano passado. No terceiro trimestre foram 885 mil pessoas, o que reflecte um crescimento de quase 5%, de acordo com os dados divulgados pela Vinci.

Ver fonte