//Airbus instala hub internacional de serviços em Lisboa e quer contratar 8 mil pessoas até 2025

Airbus instala hub internacional de serviços em Lisboa e quer contratar 8 mil pessoas até 2025

Há oito meses que a Airbus instalou, discretamente, o seu Global Business Services Center em Portugal. A fabricante francesa de aeronaves escolheu Portugal como hub para sediar a sua plataforma internacional de desenvolvimento que congrega as operações internacionais de controlo, segurança de dados e processos.

A operação conta já com uma equipa de 170 trabalhadores que asseguram o arranque do projeto mas os planos são mais ambiciosos. Até 2025 a Airbus estima contratar 800 profissionais nas áreas de Finanças, Recursos Humanos, Compras, Gestão de informação, Engenharia, Comunicação, Serviços ao Cliente, Jurídico e Compliance. Para este ano, a empresa do setor aeroespacial tem mais 300 vagas abertas.

O preço não foi o critério em cima da mesa na hora de olhar para o país como casa deste hub internacional. “Portugal foi escolhido não por uma questão de preço mas de network, pelos jovens talentos nas faculdades e pela proximidade cultural”, indicou o managing director do Airbus Global Business Center (GBC), Charles Huguet, esta quarta-feira, 30, num encontro com jornalistas.

A existência do setor de GBS e a compatibilidade com Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) foram outros fatores que pesaram na balança.

O responsável não deslindou os valores que sustentam a instalação deste projeto em Lisboa mas assegura que se trata de um “investimento significante” e garantiu que a Airbus está já a estudar a expansão da operação para outras cidades.

“Lisboa será o hub mas se não for suficiente teremos pequenos escritórios satélite em cidades como Braga ou Coimbra, por exemplo, devido à proximidade com universidades e talentos”, revelou.