Partilhareste artigo
São perto de 30 as mensagens que os CTT já emitiram este ano de alerta para esquemas de phishing que envolvem os Correios. Em comunicado, esta quarta-feira, alerta especialmente para esta época do ano em que aumenta o número de falsas mensagens no telemóvel (SMS) a dizer que tem valores a pagar aos CTT.
Leia também:
Ataques de phishing crescem em Portugal à boleia da pandemia
“Saiba que se essas mensagens não são verdadeiras e que se trata de um esquema fraudulento com vista à obtenção de dados pessoais e bancários, sem qualquer ligação aos CTT. Este é apenas um dos vários esquemas de Phishing que já detetámos”, avisa a empresa no mesmo comunicado.
Subscrever newsletter
Como os próprios CTT explicam, esta técnica de fraude online, conhecida por phishing, desenrola-se na sequência do envio de uma mensagem de SMS, emails, ou através de posts nas redes sociais, com o objetivo de obter ilegalmente informações confidenciais das vítimas, como contas pessoais, passwords de acesso ou detalhes bancários. Para tornar o ataque mais credível, são utilizados dados de empresas, como o seu logotipo, simulando comunicações oficiais das marcas, encaminhando o utilizador para um site falso de modo a que este forneça todos os dados solicitados.
Os CTT alertam que, “caso receba SMS, emails ou outras formas que entenda representarem um esquema de phishing, através do qual lhe são pedidos dados privados ou o pagamento de serviços inesperados, deverá não descarregar anexos; não aceder a links; apagar os SMS ou emails recebidos; tenha a certeza de que está a aceder a um site autorizado dos CTT, utilize “ctt.pt” em vez de uma ligação incluída noutra fonte; avisar as autoridades competentes.
Deixe um comentário