//Almadesign: duas décadas a colocar design nos transportes

Almadesign: duas décadas a colocar design nos transportes

A Almadesign é uma empresa portuguesa de design habituada a andar tanto em cima de carris como nas nuvens. É a responsável pelo conceito de design dos interiores e cabina da aeronave elétrica Alice Commuter, que lhe valeu em abril o prémio Crystal Cabin Awards na categoria de Cabin Concepts. Este não foi o primeiro voo desta firma mas o fruto de uma experiência de mais de duas décadas a casar o design e transportes.

“O foco da atividade da Almadesign é criar soluções de base tecnológica em torno do ser humano: inovação pelo design centrado no utilizador. As áreas de atuação da empresa são o design de transportes, o core business da empresa – aeronáutico, rodoviário, ferroviário e náutico – o design de produto e o design de interiores”, explica José Rui Marcelino, CEO & Design Manager da Almadesign.

A empresa considera que a indústria nacional “tem um enorme potencial” e por isso “procuramos encontrar os melhores parceiros para desenvolver os projetos no design de transportes”, mas desta vez decidiu partiu para novos destinos.

“Conhecemos a equipa da Eviation numa conferência internacional sobre aviação elétrica (…) nessa mesma conferência, foi apresentado o projeto Alice pelo CEO da Eviation, Omar-Bar-Yohay. O projeto da Eviation ainda não contemplava o interior da cabine e assim, de uma partilha de experiências informal entre os CEO das duas empresas surgiu a oportunidade de colaboração”, conta o CEO. O projeto do interior de cabine demorou 18 meses a ser concretizado, fruto de um trabalho conjunto de companhias de diferentes países: Portugal, França, Alemanha, Espanha, Itália, EUA e Singapura.

“O maior desafio foi o curto espaço de tempo do projeto, tivemos menos de um ano para desenhar, desenvolver, construir e montar um protótipo completo, apresentado no International Paris Airshow 2019, em Le Bourget”, responde quando questionado sobre o principal desafio de uma empreitada deste género. O desenvolvimento e construção de todas as peças foi feito em Portugal, mas o protótipo foi montado em França, “pelo que surgiram muitos desafios logísticos no processo de desenvolvimento, transporte e construção do protótipo”.

Ainda assim, o responsável acredita que a união faz a força e que a concretização do projeto “só foi possível com o apoio de parceiros nacionais como a SETsa (Grupo Iberomoldes) que trabalhou connosco na engenharia, produção e assemblagem do protótipo, e com a equipa da Eviation que esteve sempre presente no apoio ao desenvolvimento do design”.