A Altice chegou a acordo com a Allianz Capital Partners, com a AXA Investment Managers e com a Omers para a venda de uma participação minoritária de 49,99% da SFR FTTH por 1,8 mil milhões de euros, com base numa operação avaliada em 3,6 mil milhões de euros.
O grupo dono do Meo já tinha dado indicação que estava em busca de parcerias para a implementação da sua estratégia de fibra no mercado francês. Este acordo, com a entrada de novos investidores no operador de infraestrutura grossista, concretiza essa intenção do grupo liderado por Patrick Drahi.
Com 5 milhões de casas ligadas com fibra em França, incluindo 1 milhão de casas ligadas até ao final do ano, a FTTH é o maior operador de infraestrutura grossista em França, assegura a Altice.
Num negócio com contornos semelhantes ao da venda das torres em França e Portugal, a SFR FTTH irá “vender serviços grossistas a todos os operadores com os mesmos termos e condições, incluindo a SFR como cliente sem nenhum compromisso de volume mínimo”, refere o grupo em comunicado.
“A Altice França irá vender serviços técnicos a SFR FTTH para a construção da ligação aos clientes e a manutenção da sua rede de fibra”, diz a Altice.
“A SFR FTTH irá implementar massivamente fibra nos próximos 4 anos, pelo menos 1 milhão de casas passadas por ano que irá permitir o crescimento da SFR em França”, refere o grupo.
A Altice Europa – que engloba a Altice França e que procedeu a esta operação – está a registar uma forte subida em bolsa, avançando por esta altura 8,54% para 2,01 euros, de acordo com os dados da Bloomberg.
Deixe um comentário