//Altri regista recorde “absoluto” de produção e vendas de pasta de papel

Altri regista recorde “absoluto” de produção e vendas de pasta de papel

As três unidades de produção de pasta de papel do grupo Altri – Celbi, Biotek e Caima – registaram “um recorde absoluto de produção e vendas” nos primeiros nove meses deste ano. A produção atingiu as 865,9 mil toneladas, um aumento de 4,5% face ao período homólogo de 2020, e as vendas totalizaram as 884,5 mil toneladas, mais 7%, com os mercados externos a absorverem 86% do total.

Esta performance foi alavancada na forte procura por pasta na Europa por parte dos produtores de papel, que conduziu à manutenção dos preços, e a um aumento de 4% em dólares já no terceiro trimestre deste ano.

O grupo Altri, que opera na área da produção industrial de pasta de papel e de energia elétrica através de biomassa, registou um volume de vendas de 635,5 milhões de euros nos nove primeiros meses deste ano, um crescimento de 35,3% face ao homólogo de 2020.

A atividade industrial apresentou vendas de 551,9 milhões de euros e a produção de energia contribuiu com 83,4 milhões para as receitas globais.

O EBITDA atingiu os 207,6 milhões no período em análise, um aumento de 117,8% impulsionado pelos preços elevados da pasta nos mercados, diz o grupo liderado por José Soares da Pina no comunicado divulgado esta quinta-feira ao mercado.

Este crescimento dá-se numa altura em que os custos operacionais cresceram 14,3% face aos primeiros nove meses de 2020. Como refere no comunicado, registou-se “alguma pressão inflacionista de alguns custos como a energia, madeira (via aumento de importação) e químicos no último trimestre”.