//Amazon cresce e supera previsões em temporada de resultados desafiante

Amazon cresce e supera previsões em temporada de resultados desafiante

Numa temporada de resultados próxima do desastre, com gigantes como a Meta e a Alphabet a desapontarem as previsões, a Amazon fez um brilharete com um crescimento de 7% nas receitas. A gigante faturou 121,23 mil milhões de dólares no trimestre de junho, acima dos 119 mil milhões que os analistas esperavam.

Este é um período difícil, com inflação elevada, receios de recessão, instabilidade geopolítica, desafios logísticos e fortalecimento do dólar face às principais moedas. Os resultados da Amazon foram considerados bastante bons tendo em conta o contexto e o que vinha acontecendo desde que as grandes tecnológicas começaram a apresentar os seus números trimestrais.

Importante também foi a orientação otimista dada pela empresa, que antecipa um crescimento de 13% a 17% no terceiro trimestre para 125-130 mil milhões de dólares. A empresa tem estado a implementar um plano de corte de custos, o que incluiu a redução do número de empregados para 1,52 milhões (saíram 99 mil).

“Apesar das pressões inflacionárias continuadas no combustível, energia e custos de transporte, estamos a fazer progresso nos custos mais controláveis que referimos no último trimestre, particularmente melhorando a produtividade da nossa rede de execução [de encomendas]”, disse o CEO , Andy Jassy, no comunicado de resultados.

O trimestre registou o impacto da desvalorização acentuada das ações da Rivian, fabricante de carros elétricos que afundou 49% no segundo trimestre. O investimento da Amazon nesta empresa resultou num prejuízo de 3,9 mil milhões de dólares. Por isso, o segundo trimestre terminou com um prejuízo de 2 mil milhões, o segundo período consecutivo com perdas.

Os números mostram que o “boom” de vendas de comércio eletrónico registado no pico da pandemia de covid-19 está a esvaziar-se. As vendas online da empresa caíram 4% em relação ao homólogo, enquanto as vendas em loja física subiram 17%.