O Governo deu um mês à ANA-Aeroportos para definir o calendário das obras para o reforço da capacidade aeroportuária de Lisboa. Este prazo está definido no despacho n.º22, assinado pelo secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, e divulgado na passada sexta-feira.
No documento, o ministério das Infraestruturas autoriza a gestora dos aeroportos nacionais a encerrar a pista secundária do aeroporto Humberto Delgado, que constitui o último passo para que as obras de expansão da Portela, pré-Montijo, possam avançar e determina “solicitar à Concessionária que apresente ao Concedente, no prazo de 30 dias, a calendarização para o início de cada uma das obras”.
O início das obras, à semelhança do encerramento da pista 17/35 está, em todo o caso, dependente de uma avaliação por parte da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que terá de dar o seu ok e uma nova certificação ao aeroporto.
O governo quer ver a construção de uma nova saída rápida no aeroporto (primeira fase da obra) pronta no verão de 2020. E aponta para o verão seguinte, 2021, a complementaridade desta pista rápida, que aumente a velocidade das aeronaves à saída da pista, com um novo troço de taxyway.
O Executivo estabelece ainda uma nova regra para a ANA cumprir: que “sendo o caso, justifique especificamente, qualquer desvio em relação às datas estimadas pelo Concedente para a respetiva conclusão”
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