//Anúncios e financiamento dos partidos políticos com novas regras na UE em 2021

Anúncios e financiamento dos partidos políticos com novas regras na UE em 2021

A Comissão Europeia vai avançar, em 2021, com novas regras para os anúncios políticos “online” na União Europeia (UE), visando garantir transparência e evitar manipulação, e vai também propor uma revisão da lei sobre o financiamento dos partidos.

“O cumprimento das regras tradicionais ligadas às campanhas políticas pode ser particularmente desafiante no contexto “online”, difíceis de aplicar e ineficazes ou as autoridades competentes podem não ter os poderes ou meios para abordar o “online””, contextualiza a Comissão Europeia no novo Plano de Ação para a Democracia Europeia, a que a Lusa teve acesso.

Salientando que, na internet, “há uma clara necessidade de maior transparência na publicidade e comunicação política e nas atividades comerciais que a rodeiam”, o executivo comunitário anuncia que apresentará, em 2021, uma proposta legislativa sobre a transparência do conteúdo político patrocinado.

“Os cidadãos, a sociedade civil e as autoridades responsáveis devem poder ver claramente a fonte e o objetivo de tal publicidade e, no “online”, é frequentemente difícil reconhecer material político pago e distingui-lo de outros conteúdos políticos”, vinca a Comissão Europeia no documento.

Por essa razão, as novas regras sobre anúncios políticos, irão abranger “patrocinadores de conteúdos pagos e canais de produção/distribuição, incluindo plataformas “online”, anunciantes e consultorias políticas”, às quais caberá assegurar rotulagem, manutenção de registos, requisitos de divulgação, transparência do preço pago e critérios de segmentação e amplificação.

O objetivo é que essas normas estejam em vigor antes das eleições de maio de 2024 para o Parlamento Europeu.