//APCC. Shoppings “têm sido o único apoio financeiro dos lojistas”

APCC. Shoppings “têm sido o único apoio financeiro dos lojistas”

“Os Centros Comerciais têm sido o único apoio financeiro dos lojistas neste período. Uma situação que cria gravíssimas desigualdades e desequilíbrios entre os próprios lojistas”, reage a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), à exclusão dos lojistas dos shoppings do programa Apoiar Rendas.

As novas regras do programa Apoiar Rendas, já publicadas em Diário da República, excluem as lojas dos centros comerciais, contrariando a expectativa criada quando foram anunciadas em meados de março novas medidas de apoio à economia. O apoio a fundo perdido às rendas foi alargado para integrar espaços com contratos de exploração ou cedência de imóveis para fins comerciais, com exceção os que estão inseridos em conjunto comercial, diz a portaria publicada na quarta-feira em Diário da República.

Para poder aceder ao programa Apoiar Rendas é necessário “ser parte num qualquer contrato de exploração ou cedência de imóvel para fins comerciais, com início em data anterior a 13 de março de 2020, exceto quando esteja em causa um estabelecimento inserido em conjunto comercial”, refere a portaria.