//Apple anuncia quatro novos iPhone 12. Do mini ao Max, têm 5G, novo design e preço desde €829

Apple anuncia quatro novos iPhone 12. Do mini ao Max, têm 5G, novo design e preço desde €829

“É o princípio de uma nova era para o iPhone, vamos incluir o 5G em todos os novos modelos”. Foi assim que Tim Cook, o CEO da Apple que substituiu definitivamente o malogrado Steve Jobs em 2011, anunciou ao mundo os quatro novos modelos que compõe o ramalhete do iPhone 12.

Há assim o 12 mini (com ecrã de 5,4 polegadas e que será o telefone 5G premium mais pequeno do mundo), o 12 (ecrã 6,1″), o 12 Pro e o 12 Pro Max (com o maior ecrã de sempre, 6,7″). A nível de tamanho e peso, o 12 e 12 Pro são agora iguais (mais pequenos e leves do que o 11 anterior, embora com o mesmo tamanho de ecrã).

A Apple propõe-se em trazer a melhor experiência 5G para os seus modelos, mas alterou também o design dos iPhone, especialmente nas extremidades, agora retilíneas à semelhança do que acontecia nos antigos iPhone 5 e também é usado nos recentes iPad Pro.

Cook congratou-se pelo sucesso em 2020 do iPhone 11: “desde que foi lançado que é o smartphone mais popular no mundo” e logo chegaram as promessas de menor latência e maior rapidez com o 5G, que “até ajuda a ter maior privacidade porque torna desnecessária conexão a Wi-Fi desconhecidas, como fazemos tantas vezes”.

O novo iPhone 12, desde logo, é 11% mais fino, 16% mais leve e 15% mais pequeno do que o iPhone 11 atual e tem um ecrá OLED com o dobro dos píxeis. Há também novas cores disponíveis e um novo material usado no ecrã chamado Ceramic Shield, em que a Apple promete que torna o ecrã muito mais resistente. “Tem 4x mais hipóteses de sobreviver se cair”.

Outra novidade é a utilização de software associado ao 5G, o Smart Data Mode, que desliga o 5G sempre que o iPhone “não precisa dessas velocidades e usa 4G para poupar bateria”.