Partilhareste artigo
“É o relógio mais popular do mundo e a Series 9 leva-o ainda mais longe”, anunciou o diretor de operações da Apple, Jeff Williams, ao revelar a próxima geração do Apple Watch. O novo modelo, que custará a partir de 459 euros quando chegar a Portugal a 22 de setembro, tem como principais destaques a melhoria do chip e motor neural e a introdução de um novo gesto para o comandar.
Relacionados
Este é, possivelmente, o aspeto mais interessante da novidade. Passa a ser possível controlar o Apple Watch Series 9 tocando com o indicador no polegar, sem ser preciso levantar a mão ou tocar no ecrã.
É, segundo Jeff Williams, “um incrível novo gesto” que funciona porque o motor neural melhorado do relógio deteta os sinais mais discretos na mão do utilizador, como o aumento do fluxo sanguíneo nos dedos.
Williams disse que este novo gesto permitirá controlar o relógio quando a pessoa tem a outra mão ocupada. Por exemplo, pode atender ou desligar uma chamadas, desativar um alarme e até navegar pelos “widgets”, como se estivesse a tocar no aparelho.
Esta funcionalidade estará disponível em outubro, indicou. “Vai tornar-se numa dessas experiências mágicas com que passamos a contar diariamente”, garantiu Williams.
Subscrever newsletter
Dentro do relógio vem o chip S9 com 5,6 mil milhões de transístores, 30% mais rápido que o antecessor. A bateria vai durar 18 horas.
Com o motor neural aperfeiçoado (e duas vezes mais rápido), a responsável Deidre Caldbeck disse que os pedidos ao assistente digital Siri deixam de ir à nuvem e passam a ser processados diretamente no relógio. Isso torna a resposta mais veloz e independente da força do Wi-Fi.
“O ditado no Series 9 é 25% mais preciso”, garantiu Caldbeck.
Outra funcionalidade interessante mas que, para já, estará disponível apenas em inglês e mandarim é a possibilidade de fazer perguntas relacionadas com saúde e exercício. “Quantas horas dormi ontem?” ou “Qual o meu ritmo cardíaco a andar?” são dois exemplos. Caldebck garantiu que a funcionalidade estará disponível em mais línguas.
Uma boa parte do evento foi dedicada a falar das iniciativas climáticas da Apple, que disse que o Series 9 é o seu primeiro produto de sempre carbono zero. Toda a produção do Apple Watch é agora alimentada com energia limpa e a empresa comprometeu-se a investir em mais energia limpa ao ritmo do uso de energia dos utilizadores que comprarem o novo relógio.
O uso de matérias primas recicladas foi referido várias vezes, num evento onde a empresa também anunciou o Watch Ultra 2, para uma utilização ao ar livre. Este modelo premium para desportistas e profissionais em condições difíceis vai custar 909 euros com três opções distintas de bracelete: Alpine, Trail e Oceano.
Deixe um comentário