//Aquila Capital vende energia de centrais solares em Portugal à Axpo

Aquila Capital vende energia de centrais solares em Portugal à Axpo

A Aquila Capital e a Axpo assinaram um conjunto de contratos de compra e venda de energia renovável (PPA) com origem em parques fotovoltaicos em Portugal.

A Axpo, empresa suíça de trading e comercialização de energia solar e eólica, vai comprar toda a energia da Aquila Capital produzida nos quatro ativos que detém em Portugal, com uma capacidade instalada de cerca de 25 MW que permitirá produzir cerca de 58 GWh de energia solar por ano.

Esta produção vai evitar a emissão de mais de 12.000 toneladas de CO2 por ano e equivale ao consumo energético anual de cerca de 11.000 lares portugueses, garante a empresa em comunicado.

“Este é o primeiro conjunto de contratos de compra e venda de energia a longo prazo que fechamos para um portefólio completo em Portugal. Através destes contratos, reforçamos o nosso compromisso para promover a transição energética e apostamos numa economia livre de carbono. Consideramos a Axpo um parceiro estratégico na obtenção deste objetivo”, diz Marcos Dominguez, diretor de Power Markets para a Península Ibérica, citado na nota à imprensa.

Ignacio Soneira, diretor-geral da Axpo Iberia, considera a assinatura destes contratos , “um marco importante de vários anos frutíferos de colaboração com a Aquila Capital, um parceiro competitivo e de confiança que reforça a nossa posição no mercado de venda de energia a longo prazo na Península Ibérica”.