//Arcádia comemora 90 anos com cinco novas lojas no país 

Arcádia comemora 90 anos com cinco novas lojas no país 

A Arcádia, empresa familiar 100% portuguesa, faz 90 anos. As comemorações vão concentrar-se nos meses de novembro e dezembro, com o lançamento de um produto alusivo à data e uma campanha digital, entre outras surpresas. A terminar está também um ciclo de investimento de 6,5 milhões de euros, iniciado em 2019, e que permitiu àquela que se assume como “a marca de chocolates artesanais mais antiga do país” praticamente duplicar o número de trabalhadores, para pouco mais de 400. Este ano, além da abertura de cinco novas lojas, a que poderão juntar-se mais duas, foi construída uma nova fábrica, em Canelas, Vila Nova de Gaia, dedicada exclusivamente aos produtos de pastelaria. As vendas estão a crescer 25% e a empresa estima fechar o ano nos 17,5 milhões de euros.

Questionado sobre o segredo da longevidade da empresa, Francisco Bastos, bisneto do fundador, é perentório: “Só há uma coisa que mantemos em segredo, que são as nossas receitas. Tudo o resto é fruto da capacidade de cada uma das quatro gerações que por aqui passaram, nestes 90 anos, de adaptarem a comunicação da marca e os seus produtos à época em que estavam, inovando sem perder o norte à nossa tradição”.

Mas nem tudo tem sido um mar de rosas, admite. A pandemia, por exemplo, “deixou marcas que ainda estão a ser resolvidas”, no entanto, a manutenção do plano de expansão que tinha sido preparado em 2019, renovando uma série de lojas e alargando a oferta a outras áreas, como a cafetaria, a pastelaria e as refeições ligeiras, ajudou a dar um novo impulso à empresa. “Não foi uma decisão fácil, mas decidimos arriscar e avançar porque tínhamos a convicção de que precisaríamos de ser mais fortes depois da pandemia”, explica o responsável.