//Askblue prevê mais de 20 milhões em receitas e admite escritório no Brasil em 2022

Askblue prevê mais de 20 milhões em receitas e admite escritório no Brasil em 2022

A Askblue é uma consultora portuguesa na área da tecnologia que tem crescido gradualmente desde que surgiu, em 2013, em Lisboa. O ritmo de crescimento tem sido by the book, sem saltar etapas, com os frutos a surgirem cada vez mais robustos. O ano de 2021 terminou com as receitas a rondar os 16 milhões e um crescimento orgânico “acima dos 20%”, abrindo caminho a uma estratégia de consolidação. A ambição agora é recrutar 100 novos trabalhadores em 2022 e reforçar a operação global, apostando num maior grau de especialização das áreas de negócio. Objetivo? Que as receitas superem os 20 milhões de euros. A empresa admite também vir a abrir um escritório durante este ano no Brasil, na sequência da política de recrutamentos.

“Em 2022, esperamos mais negócio e mais crescimento, tanto nacional como internacional”, revela o presidente executivo da Askblue, Pedro Nicolau, em entrevista ao Dinheiro Vivo.

“Para 2022, prevemos um forte crescimento das receitas e estimamos uma faturação acima dos 20 milhões de euros”, acrescenta o gestor, garantindo que a empresa segue o seu caminho, “sem descurar nenhum dos elementos da cultura empresarial que garantiu o sucesso até agora”. A aposta para o ano que agora começa “passará por um maior grau de especialização”, assente em “metodologias de desenvolvimento ágil, do modelo nearshore” e num “profundo” know-how dos quadros da empresa. O foco da atividade mantém-se nas áreas que fizeram da empresa uma referência: banca, seguros e serviços, indústria e utilities.

A previsão do líder da consultora tem como ponto de partida a progressão do negócio. Desde o arranque das operações, há quase nove anos, que a consultora está a crescer, algo visivelmente assinalável na evolução do volume de negócios nos últimos três anos, o que é relevante, visto que dois desses anos foram em contexto pandémico.

“A Askblue tem vindo a registar um crescimento sustentado da sua operação, tendo atingido um volume de negócios de 13,5 milhões de euros, em 2020, o que representou um crescimento de 25% face a 2019. Em 2021, devemos atingir uma faturação de 16 milhões de euros, o que representa um crescimento de 18,5% face a 2020. O valor de EBITDA [lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] cresceu 20% face a 2020, seguindo a tendência dos últimos anos que tem sido sempre apresentando valores positivos alinhados com o setor de atividade”, revela Pedro Nicolau.

“Uma das frentes que tem alavancado o crescimento da Askblue é o mercado internacional, que continua a crescer mais do que o mercado nacional. Este crescimento foi potenciado pelo investimento em desenvolvimento comercial que temos vindo a realizar, através de uma equipa dedicada”, argumenta o gestor. A empresa entrou recentemente no mercado norte-americano, onde “já foram entregues diversos projetos, entre os quais, um para um cliente do setor financeiro e para um county [região administrativa denominada por condado]”. E os mercados no noroeste da Europa estão “a crescer, com parcerias fortes ao nível local”, bem como no Médio Oriente, em particular, na Arábia Saudita, onde a empresa reativou parcerias.