//Autoeuropa volta à produção máxima após contratar temporários

Autoeuropa volta à produção máxima após contratar temporários

A Autoeuropa vai retomar a produção na máxima força a partir desta segunda-feira, 8 de fevereiro. A fábrica de Palmela conseguiu contratar trabalhadores temporários para ocupar o lugar dos 200 operários que estão em casa a tomar conta dos filhos por causa do encerramento das escolas. A unidade portuguesa do grupo Volkswagen está a ser pressionada para responder às encomendas na Alemanha.

“Segunda-feira, a partir da meia-noite, voltaremos ao horário AE 19”, adiantou ao Dinheiro Vivo o coordenador da comissão de trabalhadores da Autoeuropa, Fausto Dionísio. Fonte oficial da empresa confirma: “foram contratados 200 trabalhadores temporários”. Não se sabe por quanto tempo estes elementos vão ficar na unidade industrial. Além de cobrirem os pais a tomarem conta dos filhos, estes operários poderão compensar colegas que tenham de ficar em quarentena por causa do coronavírus

Com o plano em ação a partir de segunda, a fábrica volta a ter 19 turnos de laboração por semana: laboração contínua nos dias úteis e dois turnos ao sábado e ao domingo. A linha de montagem também vai sair reforçada, com a produção, em média, de cerca de 900 automóveis por dia de segunda a sexta, e de 1240 unidades por cada fim de semana (620 ao sábado e ao domingo).

Atualmente, o SUV T-Roc representa praticamente toda a produção diária da Autoeuropa – em conjunto com o monovolume Sharan. Como não faltam encomendas para o T-Roc, a fábrica de Palmela tem merecido todas as atenções do quartel-general da Volkswagen e ficado imune à falta de chips que está a afetar algumas fábricas automóveis na Europa.

O recrutamento de temporários marca o regresso à normalidade da Autoeuropa, depois de mais de duas semanas de súbitas alterações. Em 21 de janeiro, o governo determinou a suspensão das aulas por duas semanas e obrigou a Autoeuropa a reorganizar-se em menos de 24 horas. Não houve produção entre os dias 22 e 24 de janeiro. Entre 25 de janeiro e 5 de fevereiro, só se produziram carros de segunda a sexta.

O reforço temporário da equipa foi feito dois meses depois de a empresa ter optado por não integrar um total de 175 operários nos quadros – que atingiram o limite de renovações de contratos a prazo. Segundo a empresa, a decisão foi justificada pela redução do volume de montagem do monovolume Sharan neste ano – para reforçar o T-Roc são necessários menos recursos humanos.