//AWS. Segurança deve ser vista como uma alavanca para negócios nas empresas

AWS. Segurança deve ser vista como uma alavanca para negócios nas empresas

Com algumas das maiores empresas na carteira de clientes, desde o Facebook até à Netflix, a Amazon Web Services, dedicada aos serviços de computação cloud, sabe que a “segurança perfeita” é algo inatingível mas que é passível de ser colocada no topo das prioridades. Esteban Hernandez, Specialist SA na AWS, afirma sem rodeios que “a segurança perfeita não existe”. “Até uma loja tradicional quando abre portas aos clientes está exposta ao risco.” Num momento em que as empresas estão cada vez mais digitais, a segurança deve ser transversal a todo o negócio.

Por isso, a AWS defende que as organizações devem olhar de outra forma para a segurança – não só como uma alavanca para fazer negócio mas também numa lógica diferente a nível interno, uma cultura de segurança.

O responsável sublinha que “as empresas precisam de ter uma cultura forte” neste campo, mas que isso deve ser uma responsabilidade partilhada entre todos e não só um peso aos ombros da equipa de segurança. E, frisa, este conceito “não diz respeito apenas à tecnologia mas sim às pessoas, à cultura organizacional e processos”.

Recorrendo ao exemplo interno, Hernandez menciona alguns princípios que são usados pela companhia para criar uma cultura de segurança e que podem ser replicados por outras empresas. O primeiro pilar identifica-se com a educação. “É muito importante para uma empresa poder fazer que a sua força de trabalho adquira novas competências”, detalha.