//Ayuntamento de Barcelona despede Endesa. Elétrica perde 34 milhões por ano

Ayuntamento de Barcelona despede Endesa. Elétrica perde 34 milhões por ano

A Endesa acaba de perder um dos seus maiores clientes em Espanha, revela o jornal El Periodico. Trata-se nada mais nada mesmo que o Ayuntamento de Barcelona, que pagava uma fatura anual de eletricidade na ordem dos 34 milhões de euros à elétrica espanhola que também opera em Portugal.

Desta forma, desde 30 de junho de 2018 que a energia elétrica nos semáforos, nos candeeiros de rua e em qualquer edifício municipal do Ayuntamento de Barcelona, uma das maiores áreas urbanas do país vivinho, deixou de ser fornecida por uma empresa privada e passou a ser abastecida pela nova empresa elétrica pública.

A Barcelona Energia, propriedade do Ayutamento de Barcelona, é um dos projetos emblemáticos do atua governo local, da autarca Ada Colau, e permitirá poupar 710 mil euros por ano na fatura de eletricidade, além de abrir caminho para a privatização do sistema elétrico espanhol.

A Barcelona Energia é uma empresa distribuidora que se abastece de energia de origem “limpa e local”, proveniente sobretudo de painéis fotovoltaicos. A médio prazo o objetivo passa por incorporar mais fontes energéticas, duplicar a geração de energia renovável no município, de 1,8 para 3,5 MW só em painéis solares.

A partir de janeiro de 2019 será posta em marcha a segunda fase do projeto Barcelona Energia, com a oferta de eletricidade aos clientes domésticos. No entanto, a empresa apenas poderá fornecer 20 mil famílias, por ordem de inscrição. Desde julho que a Barcelona Energia é a maior companhia elétrica pública de Espanha.

Ver fonte