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Levantar dinheiro ao balcão de um banco em Portugal ficou, em média, 19,19% mais caro em 2020, sendo a comissão máxima cobrada por um levantamento de numerário numa agência de 20 euros.
Os dados constam do ‘Relatório de Supervisão Comportamental’ que foi divulgado esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.
Segundo o relatório, houve no ano passado um agravamento das comissões da maioria dos serviços bancários mais comuns associados a contas de pagamentos.
A disponibilização de um cartão de débito passou a custar, em média, mais 1,7% ao cliente, podendo ir até aos 31,20 euros. A comissão média cobrada por adiantamento de dinheiro em caixa automático (cash advance) subiu 7,23%.
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Quanto à comissão de manutenção de conta à ordem, registou, em média, uma descida de 1%, com o valor mediano cobrado a fixar-se nos 62,4 euros anuais.
Em 2020, foram adotadas algumas medidas legislativas ao nível das comissões bancárias, para mitigar os efeitos nas famílias dos impactos negativos das políticas implementadas pelo Governo no âmbito da crise sanitária. Por exemplo, “foi suspensa, limitada ou proibida a cobrança de comissões em operações com cartões de pagamento realizadas em terminais de pagamento automático e foram impedidas a recusa e a limitação da aceitação de cartões para pagamento de bens ou serviços, independentemente do valor da operação”, lembra o Banco de Portugal.
Os clientes bancários mais afetados pelas políticas do Governo no âmbito da epidemia também “beneficiaram da suspensão de cobrança de comissões pela utilização dos canais digitais dos prestadores de serviços de pagamentos”.
O sistema bancário nacional “alterou o montante máximo permitido para transações com cartão contactless, de 20 para 50 euros, uma medida que foi depois “recomendada pela Autoridade Bancária Europeia (EBA) e tornada permanente”.
Atualizada às 16H04 com mais informação
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