//Banco de Portugal instaurou 57 processos de contraordenação até julho

Banco de Portugal instaurou 57 processos de contraordenação até julho

O Banco de Portugal anunciou esta quarta-feira que instaurou 57 processos de contraordenação contra 23 instituições financeiras no primeiro semestre deste ano.

A instauração dos processos surgiu na “sequência das ações de fiscalização e da análise de reclamações contra as instituições supervisionadas”, refere o supervisor bancário num comunicado relativo a relatório com a ‘Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental’ do primeiro semestre de 2021, que foi divulgado hoje.

Segundo o Banco de Portugal “foram emitidas 822 determinações específicas e recomendações, dirigidas a 117 instituições”.

No total, o Banco de Portugal recebeu 9646 reclamações de clientes bancários, tendo a média mensal de reclamações descido 1,9% quando comparada com a média mensal de 2020.

“Esta redução é, sobretudo, explicada pela quebra nas reclamações relacionadas com a implementação das moratórias de crédito adotadas no contexto da pandemia; sem estas matérias, a média mensal de reclamações entradas teria crescido 3,3%”, adianta o supervisor financeiro.

Ver fonte