//Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões até março

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões até março

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, o que compara com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi hoje divulgado ao mercado.

De acordo com um comunicado enviado pelo banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição que pertence à Associação Mutualista Montepio refere que para o resultado foi “determinante (…) a obtenção de menores ganhos com transações de títulos relevados na rubrica de Resultados de operações financeiras”.

“Não obstante, o resultado alcançado é compatível com a estratégia implementada para o desenvolvimento do negócio e com os resultados que haviam sido previstos em orçamento”, refere, no comunicado, o banco liderado por Pedro Leitão.

O banco destaca também que a constituição de imparidades e provisões no valor de 37,2 milhões de euros contribuiu para os prejuízos trimestrais, que “evidenciam o impacto do contexto pandémico e que determinou uma redução expressiva dos níveis de atividade económica em geral e do negócio bancário em particular”.

Segundo o comunicado, no final do primeiro trimestre o banco tinha 3 mil milhões de euros em moratórias concedidas às famílias e empresas no âmbito da pandemia de covid-19, totalizando 37.000 contratos.

Nos principais indicadores dos resultados líquidos, a margem financeira desceu dos 62,2 milhões de euros registados em março de 2020 para os 57,9 milhões nos primeiros três meses deste ano.