//Banco Sabadell quer manter-se no mercado espanhol após rutura com o BBVA

Banco Sabadell quer manter-se no mercado espanhol após rutura com o BBVA

O banco espanhol Sabadell pretende manter-se sem parceiros após a rutura das negociações com o BBVA sobre uma possível fusão, admitindo desenvolver um plano de negócio priorizando o mercado doméstico.

Deste modo é possível igualmente que se venha a verificar o fim da aliança com o TSB, a filial britânica do Banco Sabadell.

O conselho de administração do Sabadell decidiu, por unanimidade, dar por finalizada a negociação com o BBVA por não ter sido alcançado um entendimento sobre a troca de ações de ambas as entidades no âmbito da fusão.

Josep Oliu anunciou que durante o primeiro trimestre de 2021 vai ser apresentado um novo plano de negócio, centralizado no mercado doméstico.

De acordo com um comunicado do banco, o novo plano prevê “incrementar a eficiência no uso de capital e recursos do grupo, assim como a rentabilidade e a criação de valor para os acionistas”.

O Sabadell refere que o plano vai contemplar também, entre outras medidas, a ampliação do programa de eficiência e transformação no mercado retalhista espanhol, assim como vai analisar com os assessores “alternativas estratégicas de criação de valor em relação aos ativos internacionais do grupo, incluindo o TSB”.