Partilhareste artigo
O Banco Central Europeu (BCE) autorizou o BCP a exercer uma opção de reembolso antecipado de uma emissão de 400 milhões de euros, disse o banco, ressalvando que ainda não tomou uma decisão final sobre esta matéria.
Em comunicado, publicado pela Comissão do Mercado da Valores Mobiliários (CMVM), o BCP informou que “recebeu autorização do BCE” para “exercer a opção de reembolso antecipado do instrumento de Additional Tier 1 (AT1) atualmente em curso no montante de 400 milhões de euros”.
De acordo com o banco, o BCE concedeu assim autorização para o BCP “reduzir fundos próprios, através do exercício da opção de reembolso antecipado da emissão de Additional Tier 1 (AT1) em curso, considerando que na sequência da referida redução, os fundos próprios e os passivos elegíveis do BCP, em base consolidada, deverão exceder os requisitos previstos no Regulamento (UE) Nº 575/2013 da Diretiva 2013/36/EU do Parlamento e do Concelho Europeu e na Diretiva 2014/59/EU do Parlamento e do Concelho Europeu, por uma margem considerada adequada pelo BCE”.
Ainda assim, “a decisão sobre o exercício da opção de reembolso antecipado da emissão de AT1” está “em avaliação, não tendo ainda sido tomada por parte do banco”, sendo que esta decisão “será oportunamente comunicada nos termos constantes das condições finais da referida emissão”.
O BCP teve lucros de 650,7 milhões de euros entre janeiro e setembro, mais de sete vezes os 89,8 milhões de euros registados no mesmo período de 2022.
Deixe um comentário