//BCP e FEI anunciam verba de 1650 milhões para financiar PME

BCP e FEI anunciam verba de 1650 milhões para financiar PME

O Millennium bcp e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) vão disponibilizar mais 1650 milhões de euros para financiar pequenas e médias empresas portuguesas.

Para tal, as duas entidades renovaram a sua parceria, com a assinatura de dois acordos que visam “proporcionar liquidez adicional às Pequenas e Médias Empresas portuguesas” afetadas pela crise provada pelas medidas adotadas na gestão da pandemia.

“O FEI dará ao Millennium bcp uma garantia de até 1155 milhões de euros, com o objetivo de canalizar 1650 milhões de euros para a economia”, adianta o BCP num comunicado divulgado esta quinta-feira.

O BCP “concederá assim financiamento em condições mais favoráveis, assegurando que as PME portuguesas dispõem de liquidez suficiente e continuando a apoiar o seu crescimento e desenvolvimento a médio e longo prazo. O FEI assumirá até 70% do risco dos empréstimos que o BCP concede às PME”, explica o banco.

“O Millennium bcp, durante o período mais critico da pandemia [2020 e 2021], financiou mais de 40 mil empresas com um total na ordem dos 6 mil milhões de euros”, afirmou Miguel Maya, presidente executivo do BCP citado no mesmo comunicado.

“Com o acordo agora estabelecido, o banco reforça fortemente as capacidades para apoiar o crescimento, contribuindo para que o tecido empresarial se torne mais competitivo e possa efetuar os investimentos e beneficiar das oportunidades que resultam da transição para uma economia mais resiliente, verde e digital”, frisou.