//Bi4all reforça no Porto com a mira já apontada para Espanha

Bi4all reforça no Porto com a mira já apontada para Espanha

A Bi4all, tecnológica portuguesa especializada em soluções de business intelligence, decidiu reforçar a sua presença no Grande Porto e abriu um escritório onde emprega atualmente 11 pessoas. Como adianta José Oliveira, CEO da empresa, este investimento “está alinhado com a estratégia de crescimento” da Bi4all e visa “responder a novas oportunidades de negócio” na região, além de “consolidar a posição junto dos clientes existentes”. Em 2017, a Bi4all tinha apenas um colaborador no Porto, hoje soma mais dez, e essa aposta deve-se também à “existência de um relevante tecido empresarial” no norte do país.

A tecnológica, com sede em Lisboa, está a viver uma fase de crescimento e expansão, estando também a apontar baterias para Espanha. Segundo José Oliveira, a decisão está tomada. Madrid deverá ser a cidade onde abrirá a filial, com o cordão umbilical ligado ao centro da capital portuguesa. Só ainda não há data de abertura.

A Bi4all conta já com alguns clientes importantes em Espanha, como o Real Madrid, a Metlife, Servier Espanha, Nestlé ou Renault, além que tem um comercial já há algum tempo a fazer prospeção de mercado. O CEO da tecnológica portuguesa frisa que para esta aposta contribuiu também “o facto de alguns centros de decisão ibéricos e alguns mesmo europeus estarem no país vizinho”. Como sublinha, “a aproximação ao centro de decisão é crucial para o desenvolvimento do nosso negócio”.

Mais vendas, mais pessoas
O crescimento da empresa em volume de negócios tem sido acompanhado por um aumento dos recursos humanos. Apesar das claras dificuldades em encontrar pessoas qualificadas nestas áreas – a business intelligence é um dos setores com maior potencial de crescimento e procura no mercado nacional -, a tecnológica portuguesa tem conseguido reter talentos e inclusive atrair colaboradores, diz José Oliveira. Só este ano, a Bi4all já recrutou mais 25 pessoas, totalizando 170 colaboradores, e continua a contratar para o escritório de Lisboa. Em simultâneo, as vendas estão a aumentar.

Segundo José Oliveira, a tecnológica registou no ano passado um volume de negócios de nove milhões de euros, um crescimento de 28% face a 2016. Cerca de 47% resultou dos mercados internacionais e significou um crescimento de 58% face a 2016. Para este ano, o responsável admite alcançar vendas de onze milhões, sendo que o “volume de negócio do centro de nearshore [centro de competências em tecnologias de informação a trabalhar para entidades estrangeiras] irá representar mais de 50% do volume de faturação expectável”.

A importância da business intelligence
A Bi4all opera para vários setores, sendo que áreas como a farmacêutica, banca, seguros, transportes ou Telco (ou telecomunicações) e Media assumem maior protagonismo dentro do portfolio de clientes da empresa. E porque precisam as empresas de soluções de business intelligence, como analytics e big data?

José Oliveira não tem dúvidas em afirmar que “a analytics está na base do sucesso e do modelo de negócios de empresas como a Amazon e a Uber”. Como sublinha, “o verdadeiro poder e benefício da analytics e big data resulta quando dados de diferentes fontes, internas e externas, estruturados e não estruturados, são combinados potenciando novas perceções e conhecimento, permitindo o desenvolvimento de produtos inovadores, novos modelos de negócios, maior eficiência e produtividade nos processos, sejam processos de geração de valor ou de preservação de valor”.

Na opinião do CEO da Bi4all, todos os setores de atividade e funções têm a beneficiar com a adoção destas soluções. Como explica, abarca toda uma cadeia dentro de uma sociedade empresarial. “Ao nível funcional, a direção executiva de uma empresa passará a conseguir monitorizar todos os KPI’s [indicadores de desempenho] relevantes para o negócio em tempo real, a qualquer hora e em qualquer dispositivo, levando a uma melhoria significativa dos processos de decisão. O departamento financeiro irá garantir um maior controlo dos principais indicadores financeiros, simular cenários e melhorar a sua capacidade de realizar análises de risco”, diz.

Mas também “o departamento de marketing conseguirá monitorizar em tempo real os resultados e retorno de todas as campanhas, direcionando as ações de marketing de forma mais eficaz. Por sua vez, o departamento comercial poderá ter acesso a toda a informação sobre os clientes, potenciando a concretização de negócios e o departamento de recursos humanos terá à sua disposição os indicadores de desempenho e a influência que cada colaborador tem na organização. Por fim, o departamento de informática ajudará os responsáveis a garantir a eficiência e fluidez operacional de todos os departamentos, sem descurar uma melhoria contínua dos processos, ao transformar dados em informação útil para o negócio”.

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