//BPI com 4,5 mil milhões de euros em moratórias de crédito a 1 de abril

BPI com 4,5 mil milhões de euros em moratórias de crédito a 1 de abril

O BPI arrancou o segundo trimestre deste ano com moratórias ativas correspondentes a 4,5 mil milhões de euros, das quais apenas 1,8 mil milhões de euros de capital e juros, o que representa 17% da carteira de crédito, de acordo com a informação enviada pelo banco ao regulador do mercado de capitais, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), nesta segunda-feira, 10 de maio.

No final do primeiro trimestre deste ano, 98% das moratórias de crédito que o banco detinha, ou seja 5,6 mil milhões de euros, estavam em “situação regular”. Deste montante global, 2,5 mil milhões de euros correspondiam a crédito à habitação, estando igualmente 98% em situação regular; 2,8 mil milhões de euros diziam respeito a crédito a empresas e 97,4% estavam em situação regular. Por fim, 0,3 mil milhões de euros correspondiam a créditos pessoais e financiamento automóvel, estando 97,8% em situação regular.

No final do primeiro trimestre terminaram as moratórias privadas, o que significa que, quem aderiu a este mecanismo teve de começar a pagar os empréstimos a 1 de abril. O BPI, em comunicado, nota que “no início de abril terminaram moratórias correspondentes a 1,2 mil milhões de crédito – dos quais mil milhões de euros de crédito à habitação”. A instituição financeira acrescenta que é “de registar o bom comportamento dos créditos após retomarem as obrigações de pagamento, semelhante ao desempenho global da carteira de crédito”.

Assim, o banco liderado por João Pedro Oliveira e Costa, nota também que “a 1 de abril permaneciam moratórias ativas correspondentes a 4,5 mil milhões de euros – das quais apenas 1,8 mil milhões de euros de capital e juros -, representando 17% da carteira de crédito”.