//BPP: Procuradoria em Durban recebeu segundo mandado de detenção de Rendeiro

BPP: Procuradoria em Durban recebeu segundo mandado de detenção de Rendeiro

A procuradoria sul-africana em Durban recebeu na noite de segunda para terça-feira um segundo mandado de detenção provisória de João Rendeiro, relacionado com as condenações em Portugal, anunciou um dos membros da equipa em tribunal.

“Durante a noite, recebemos um segundo mandado de detenção provisória”, referiu D. Naicker, procuradora que faz parte da equipa da National Prosecuting Authority (NPA) – equivalente ao ministério público na África do Sul – de acordo com um registo áudio da sessão de hoje no tribunal de Verulam, e que está relacionado com outra matéria em que ex-banqueiro foi condenado e sentenciado em Portugal.

A advogada não especificou se o segundo mandado recebido em Durban teve por base documentação recebida de Portugal ou já estava na posse das autoridades sul-africanas.

“No seguimento dessa ‘correspondência’, informei o advogado de defesa”, disse, para dar conta da intenção de “aplicar o mandado”, junto de um magistrado, ao abrigo da lei de extradição.

“Ainda estamos a finalizar [a documentação]” acrescentou Naicker, referindo que deve estar pronta na manhã de quarta-feira, ao justificar o adiamento por mais um dia da audiência onde deve ser discutido o pedido de libertação de João Rendeiro sob fiança, feito pela defesa.

O primeiro mandado de detenção executado no sábado – assinado a 26 de novembro por uma magistrada sul-africana – não fazia referência às condenações em Portugal.