//Brasil negoceia com a TAP mais turistas portugueses

Brasil negoceia com a TAP mais turistas portugueses

Depois dos últimos dois anos de pandemia, o Brasil está pronto para abrir as portas sem restrições aos turistas estrangeiros e, em particular, a Portugal. O país está a apostar as fichas numa estratégia de promoção turística e tem o mercado português como um dos alvos principais.

“O mercado português é um dos principais mercados que queremos trabalhar. O português quer conhecer o Brasil, tem interesse em estar junto do brasileiro. Temos várias semelhanças, como o idioma, a gastronomia, a cultura e o nosso objetivo é que, no pós-pandemia, possamos trazer novamente os turistas portugueses que já frequentavam o Brasil e aumentar o número de portugueses que visitam o nosso país”, assegura ao Dinheiro Vivo o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito.

Em 2019, ainda antes da pandemia ter colocado travão às viagens internacionais, o Brasil recebeu 6,4 milhões de turistas internacionais e foi o destino escolhido por 176 mil portugueses. As visitas caíram, em 2021, para 90 mil e a expectativa é que, em 2022, o país consiga recuperar os valores anteriores à pandemia, dobrando o número em 2023. Há dois anos, Portugal ocupou a nona posição enquanto mercado emissor do Brasil e o objetivo é trazê-lo para o top três, ocupado, atualmente, pela Argentina, Estados Unidos e França.

“Estamos a preparar-nos para que Portugal se destaque cada vez mais e que possa ser um dos três primeiros mercados emissores para o Brasil. O Brasil não está pronto para atender às expectativas do turista português, mas sim, para superá-la”, atesta o presidente da Embratur.

TAP quer mais voos para o Brasil

A TAP é um dos elementos chave na estratégia para atrair mais portugueses para terras de Vera Cruz. A transportadora está a estudar o incremento das ligações entre Portugal e o Brasil, bem como a abertura de rotas para novos destinos.

“A TAP é a companhia aérea que tem mais ligações diretas com o Brasil e tem um plano para aumentá-las até ao final de 2023. O Brasil é um dos mercados prioritários para a TAP”, aponta o responsável.