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A Comissão Europeia aprovou esta segunda-feira a venda à empresa luso-britânica Farfetch de 47,5% da plataforma de retalho de luxo Net-A-Porter, considerando que a operação não afeta a concorrência no mercado de retalho de luxo.
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“A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo do Regulamento das Concentrações da UE, a aquisição do controlo conjunto do Yoox Net-A-Porter Group, de Itália, pela Compagnie Financière Richemont, da Suíça, e pela Farfetch Limited, do Reino Unido”, anuncia o executivo comunitário em comunicado.
De acordo com Bruxelas, a operação “não suscita preocupações em matéria de concorrência, dado o seu impacto limitado sobre a concorrência nos mercados em que as empresas operam”, daí o aval ao abrigo.
A operação foi divulgada em agosto de 2022 pela Farfetch e pela Richemont, que tem até agora o controlo total da Yoox Net-A-Porter Group, uma plataforma de retalho de luxo com lojas multimarcas como a Net-A-Porter e a Mr Porter. A Richemont detém ainda marcas como a Cartier e a Montblanc.
A YNAP, que gere o grupo Yoox Net-A-Porter Group, tem uma base de clientes que ultrapassa os quatro milhões de clientes e operações nos Estados Unidos, Europa, Médio Oriente, Japão, China continental e Hong Kong, fazendo entregas em mais de 180 locais em todo o mundo.
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Aquando do anúncio da operação ao mercado, há um ano, era indicado que a venda da participação de 47,5% do grupo à Farfetch seria feita em troca de 53 a 58,5 milhões de ações classe A da empresa luso-britânica.
A plataforma de venda de produtos de luxo Farfetch registou, no segundo trimestre deste ano, prejuízos de 258 milhões de euros (281,3 milhões de dólares), face aos lucros de 62 milhões de euros (67,6 milhões de dólares) do período homólogo.
As receitas da empresa liderada pelo português José Neves caíram para 526 milhões de euros (572 milhões de dólares, face a 579 milhões no período homólogo) e o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) ajustado do grupo piorou para 28 milhões.
Para o resto do ano, a Farfetch espera um crescimento das receitas, para cerca de 2,5 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros).
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