//Bruxelas pede aposta de 800 mil milhões para aumentar capacidade eólica

Bruxelas pede aposta de 800 mil milhões para aumentar capacidade eólica

A Comissão Europeia propôs esta quinta-feira o aumento da capacidade eólica ‘offshore’ da União Europeia (UE) para 300 gigawatts (GW) e da energia oceânica para 40 GW, instando a um investimento de 800 mil milhões de euros até 2050.

Em causa está a Estratégia da UE sobre Energias Renováveis ‘Offshore’, hoje divulgada pelo executivo comunitário para gerar mais energia no mar e do mar para ajudar a cumprir o objetivo da UE de neutralidade climática até 2050.

Em concreto, esta estratégia “propõe aumentar a capacidade eólica ‘offshore’ do seu nível atual de 12 GW para pelo menos 60 GW até 2030 e para 300 GW até 2050”, especifica a instituição na informação hoje divulgada.

De momento, a capacidade média de energia da turbina eólica ‘offshore’ na UE, fixa ou instalada em parques flutuantes, é de 7,8 megawatt (MW).

Além disso, com esta estratégia, o executivo comunitário “pretende complementá-la com 40 GW de energia oceânica e outras tecnologias emergentes, tais como vento flutuante e solar até 2050”, acrescenta a instituição no comunicado.

Atualmente, a capacidade energética dos oceanos (por exemplo, através de ondas ou marés) é de 13 MW, pretendendo Bruxelas que se atinja perto de um GW até 2030 para nos 20 anos seguintes subir para a tal meta de 40 GW.