//BYD Portugal quer vender 2300 carros elétricos e faturar 75 milhões em 2024

BYD Portugal quer vender 2300 carros elétricos e faturar 75 milhões em 2024

A BYD Portugal, marca chinesa de carros elétricos, prevê vender até ao fim deste ano cerca de 500 automóveis, o que representará uma faturação da ordem dos 23 milhões de euros. São números ainda incipientes num mercado pequeno, mas em crescimento. Em 2022, foram vendidos em Portugal quase 22 mil automóveis elétricos, sendo que este ano é de admitir a venda de mais de 30 mil unidades. Consciente do potencial de crescimento deste mercado, a BYD chegou com o objetivo de ser a marca líder, destronando a Tesla. A fabricante chinesa está habituada a ocupar um lugar cimeiro no ramo automóvel. É líder mundial no comércio de viaturas elétricas e o segundo player no fabrico de baterias.

Cabe ao grupo Salvador Caetano, representante da BYD em Portugal, garantir esse posicionamento. A corrida arrancou em maio, quando o grupo abriu quatro lojas da marca no país e em poucos meses construiu uma rede de 13 unidades. Segundo Pedro Cordeiro, COO da BYD Portugal, as perspetivas são animadoras. “A marca está a ter boa recetividade. As vendas estão de acordo com o plano mais otimista”, diz. No início deste mês, já tinham sido vendidos mais de 400 carros da marca no país, com as estimativas a apontar para a colocação de mais 100 automóveis até ao fecho do exercício. Para 2024, o plano também já está traçado. O grupo quer vender 2300 viaturas e faturar 75 milhões de euros, garantindo uma quota de 5,5%.