//Caça-erros de Braga ajuda empresas a poupar na luz

Caça-erros de Braga ajuda empresas a poupar na luz

Desde 2009 que a Yet (Your Electronic Transactions) ajuda as empresas a passarem as contas do papel para o digital. As soluções de faturação eletrónica têm sido, até agora, a principal fonte de receitas para a tecnológica baseada em Braga. Nos últimos meses, no entanto, o negócio liderado por Eugénio Veiga entrou numa nova vertente: aprendeu a detetar erros nas faturas da eletricidade para empresas, que podem valer a poupança de vários milhares de euros por mês.

Designada de Wat, a solução para as contas da luz foi desenvolvida em conjunto com a consultora portuguesa E4S e serve para municípios, cadeias de retalho, seguradoras e banca. Os dados são apurados através da informação dos contadores, não sendo necessário instalar qualquer dispositivo físico.

“Trabalhamos com clientes que têm diversas instalações físicas, cada uma delas com um contrato associado e que têm diferentes condições. Confrontamos, para cada um dos pontos de fornecimento, o que está a ser faturado com as condições contratadas, além de identificarmos eventuais disparidades”, explica Eugénio Veiga ao Dinheiro Vivo.

Após a verificação, as empresas podem usar os dados para confrontar os comercializadores e dizer-lhes que a fatura está errada.

Apresentar um preço da fatura diferente do contratado é um dos erros mais detetados e pode inflacionar em até 5% o valor pago no final do mês. Os problemas surgem porque há cada vez mais complexidade nos acordos entre empresas e comercializadores: instalação, nível de tensão, ciclo, tarifas horárias, potências contratadas e tarifas de acesso às redes são fatores que influenciam as contas.

“Nos últimos 12 meses, num só cliente com 150 contratos, detetámos diferenças de 40 mil euros”, exemplifica Eugénio Veiga.