//CaixaBank: lucro escala 21,9% para 707 milhões de euros no primeiro trimestre

CaixaBank: lucro escala 21,9% para 707 milhões de euros no primeiro trimestre

O CaixaBank teve um lucro de 707 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, mais 21,9% do que em igual período de 2021, resultado que não inclui o impacto da integração com o Bankia.

Na informação que transmitiu esta sexta-feira ao mercado, o grupo espanhol, dono do BPI, explica que os lucros do trimestre teriam uma diminuição de 85,2% caso fossem incluídos no primeiro trimestre de 2021 os impactos extraordinários de 4.786 milhões de euros associados à fusão com o Bankia.

No caso de não serem incluídos os efeitos extraordinários em 2021 da fusão com o Bankia o resultado seria um aumento de 37,6% dos lucros.

Num comunicado, o banco afirma que, nos primeiros três meses de 2022, conseguiu consolidar a sua força comercial e financeira, apesar da volatilidade dos mercados e da incerteza sobre a guerra na Ucrânia, com uma evolução muito positiva dos novos empréstimos e a atração de poupanças de longo prazo.

O presidente executivo do CaixaBank, Gonzalo Gortázar, afirma, que depois de o grupo ter “completado quase 90% das integrações de sucursais e das saídas de empregados previstas”, pode agora “concentrar-se cada vez mais no crescimento do negócio”.

“Em 2022 esperamos consolidar o nosso crescimento e continuar a apoiar a economia lado a lado com os nossos clientes. Este será o primeiro ano do Plano Estratégico que apresentaremos a 17 de Maio e que definirá a direção e a velocidade do banco para os próximos três anos”, acrescentou o dirigente.