//CaixaBank teve lucros de 4.786 milhões no primeiro trimestre depois de fusão com o Bankia

CaixaBank teve lucros de 4.786 milhões no primeiro trimestre depois de fusão com o Bankia

O CaixaBank teve um lucro de 4.786 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, que compara com 90 milhões de euros no mesmo período em 2020, depois de integrar os impactos extraordinários associados à fusão com o Bankia.

Na informação que transmitiu esta quinta-feira ao mercado, o grupo espanhol dono do BPI, explica que sem estas variações extraordinárias, o lucro seria de 514 milhões, mais 470% do que em 2020, quando os resultados foram muito afetados pelas medidas tomadas para enfrentar a crise provocada pela pandemia de covid-19.

Estes resultados incluem 444 milhões de euros do negócio bancário e de seguros, 58 milhões de euros da filial portuguesa (BPI) e 12 milhões de outras participações no capital social.

Os resultados publicados hoje sobre a evolução do primeiro trimestre do ano são os primeiros que incluem os ativos e passivos da integração do Bankia, assim como os ganhos contabilísticos resultantes do processo de inclusão no seu balanço.

No entanto, os resultados não incluem a atividade do Bankia durante esse período, visto que a transação foi encerrada em finais de março, não tendo a fusão qualquer impacto sobre as diferentes linhas de atividade.

O Grupo CaixaBank informa que tem mais de 663 mil milhões em ativos e presta serviços a 21,1 milhões de clientes em Espanha e Portugal, depois de formalizar o processo de fusão com a Bankia no final de março e “consolidar a sua liderança” no sistema financeiro espanhol.