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É a maior loja online nacional de cosmética, tem 450 marcas à disposição dos seus clientes e acabou de lançar um novo site, bem como uma nova imagem. Falamos da Care To Beauty, que em 2015 nasceu como uma startup pelas mãos de Bruno Gouveia e Jorge Ferreira, fruto de um investimento de 50 mil euros.
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Oito anos após o começo desta aventura, a Care to Beauty disponibiliza mais de 20 mil referências diferentes e vai acabar 2023 com uma faturação na ordem de 20 milhões de euros. Atualmente, a empresa conta com 70 pessoas na equipa, mas os fundadores querem findar o próximo ano com 100 colaboradores. “O nosso objetivo é que daqui a dois ou três anos cheguemos aos 250”, revelam Bruno Gouveia e Jorge Ferreira, ao Dinheiro Vivo.
Um número específico que, no entender dos dois, é um marco, uma vez que, segundo os critérios europeus, este é o número de funcionários que separa uma média empresa de uma grande empresa. “E nós queremos ser considerados uma grande empresa”, declaram.
Para já e muito recentemente – no final de outubro -, a Care To Beauty lançou um novo site. Após um investimento de quase meio milhão de euros, a loja de cosmética tem agora uma plataforma de e-commerce especialmente concebida para ser consultada no smartphone. “Nós desenhamos um site que é “mobile first”, que foi pensado primeiro para o telemóvel e só depois derivado para o PC”, detalha Jorge Ferreira, explicando que, até há relativamente pouco tempo, a consulta era feita no telemóvel, mas a compra ainda era mais feita no computador.
Um facto que agora está a mudar e, por isso, essa nova facilidade da Care To Beauty “é um site virado para o futuro. Tem um pé no passado, porque obviamente não queríamos que os nossos clientes estranhassem muito, mas é quase mobile only”, detalha Bruno Gouveia. “Estamos a ver uma tendência de cada vez mais as compras serem via telemóvel, e temos esses dados objetivos para o nosso negócio”, diz, apontando que, provavelmente, “daqui a um ano, cerca de 70% das compras serão feitas pelo telemóvel e 30% pelo desktop”.
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O segredo para o sucesso da plataforma reside também na sua ampla rede de distribuição. E, como dizem os dois responsáveis, ao contrário de muitas empresas, a deles não fez de Portugal o ponto principal. “Nós nascemos verdadeiramente globais, vendemos para todo mundo e não fazemos segmentação por país”, frisam. Ou seja, na Care To Beauty a segmentação é feita por perfil de cliente e, assim, é possível chegar aos clientes por tipo de necessidade.
“Temos várias pessoas e vários clientes alvo e é sobre essas pessoas que trabalhamos, quer elas estejam em Barcelos, em Barcelona ou em Bogotá”, relatam, frisando que a localização dos seus consumidores é indiferente.
Ser o maior e-commerce de cosmética em Portugal não faz com que Bruno Gouveia e Jorge Ferreira deixem de apostar no contínuo crescimento da empresa. “Provavelmente pela faturação, conseguimos perceber que somos o maior e-commerce de cosmética em Portugal. Mas, depois, há empresas, ao nível europeu, que fazem o mesmo que nós, que antes de serem concorrentes, são inspiração, porque são muito maiores do que nós”, dizem.
A ambição é agora levar a Care To Beauty para voos mais altos e, para tal, os fundadores vão investir em parcerias com produtores de conteúdos. “Nós temos esta ambição também de, como grande estratégia do marketing, começar a trabalhar com produtores de conteúdo. Provavelmente, uma das maiores ações de marketing que vamos fazer nos próximos tempos é começar a colaborar com influencers”, dizem, sem querer adiantar nomes.
“Já fizemos testes que correram muito bem. E esta colaboração intensa dá-nos qualidade, dá-nos visibilidade, vai dar a conhecer o nosso serviço e acaba por ser um ciclo virtuoso”, consideram.
Paralelamente, outro objetivo é conseguir que os clientes repitam a compra. “Pelo menos, 50% dos nossos clientes fazem uma compra duas vezes. Este é um número que queremos aumentar. Queremos dar um serviço excelente para podermos ser sustentáveis”, declaram, dizendo que a intensão é crescer sempre.
“Gostaríamos de jogar naquilo que nós denominamos a Liga dos Campeões. Nós já ganhámos o campeonato nacional nesse aspeto, que é o online da cosmética em Portugal e agora estamos a apontar para a Liga dos Campeões”, ambicionam.
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